Parque das Araucárias 8


No último final de semana fizemos a trilha do Parque das Araucárias em Rio Negrinho. Já ouviu falar?

O parque está sendo oficializado como “RPPN” Reserva Particular do Patrimônio Natural. É de propriedade e mantido pela CVG – Cia Volta Grande.

Ao entrarmos no portal do parque, seguimos até o estacionamento. Depois de pronta a mochila da Manu (com todos os itens necessários, além de lanche e água), iniciamos a caminhada. Curtindo a trilha conosco, um casal que gostamos muito, tia Mi e tio Alexandre.

Apesar do parque estar em fase de manutenção, com a trilha um pouco fechada, é de uma beleza exuberante! Há placas indicativas de árvores e plantas, bem interessante conhecer espécies de flora que só ouvíamos falar. Em alguns pontos há passarelas, corrimão e ponte em madeira. Como a trilha estava úmida, nos exigia mais atenção para não escorregar.

Logo no início da trilha há 02 opções: seguir pelo atalho ou pela trilha principal. Na trilha principal, pudemos contemplar uma pequena, mas linda cachoeira. A Manu que adora água ficou encantada e queria sair da mochila para brincar. Como o dia estava frio, não a deixamos se molhar.

Na metade da trilha é possível fazer uma pausa em uma área de descanso, com seus troncos em forma de bancos, é convidativa para um piquenique. E foi exatamente o que fizemos. Curtimos uma boa conversa, boas risadas, o lanchinho, alegria, o lindo visual e o silencio da mata, simplesmente perfeito!

Levamos 1h30min e um total 2,2km de caminhada. Fotografando e contemplando a maravilhosa natureza, que nos presenteou com um fim de tarde incrível!

Na ida até lá a Manuzinha estava com o olhar caidinho, tristonho, talvez em função do nascimento de mais dentinhos. Depois que começamos a curtir a trilha, sua expressão já era outra, estava feliz e animada observando o caminho. Até tentando repetir algumas palavras da nossa conversa.  Sem dúvida interagir com a natureza é um prazer para a alma, revigora nosso corpo e espírito. Nos faz bem e ainda mais felizes ao vê-la contente.

Temos que reconhecer e enaltecer boas atitudes como esta de empresas privadas, onde assumem o compromisso e responsabilidade com a preservação da natureza. É importante ressaltar também que não encontramos lixo na trilha, ou seja, a empresa fez a parte dela, e nós devemos fazer a nossa! Somos no mínimo, responsáveis pela destinação correta do resíduo que produzimos! Não precisa nem falar né!

 

Para chegar ao parque:

Seguindo em direção a Vila de Volta Grande (em Rio Negrinho), passa o posto de combustível e vai seguindo até entrar a direita, onde há uma placa indicativa da empresa. O Parque fica a 02km da BR e 700 metros da bifurcação da entrada da indústria, distante aproximadamente 30km do centro da cidade. Tem entrada gratuita, sem horário limitado de visitação, para grupos maiores é possível ainda agendar visita guiada. Informações pelo fone: 3646 1000.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 pensamentos em “Parque das Araucárias