Acampamento na Cachoeira dos Borges. RS 6


Na última sexta feira(27) saímos de casa com destino à Mampituba no Rio Grande do Sul, distante aproximadamente 530km de São Bento do Sul – SC. Fomos conhecer o parque e camping Cachoeira dos Borges.

Foram 06h e 30min de viagem, sem nenhuma parada, a Manu se comportou muito bem! Levamos comidinhas e lanchamos no carro.

Ao chegarmos, nos deparamos com um local estruturado, bem como descrito no site. E o pessoal muito receptivo. A localização é privilegiada em meio a belíssima natureza da região de Aparados da Serra e do Vale do Rio Invernada.

Como fomos em baixa temporada, tivemos o privilégio de sermos os únicos a acampar no local naquela noite. Escolhemos então, uma área um pouco mais protegida do vento e com uma bela vista para a cachoeira dos Borges. Enquanto o papai montava acampamento, a Manu se divertia com tudo o que achava no chão: folhas, flores, galhos, nossos equipamentos…

Pela manhã havia sol, vento e muitas nuvens que anunciavam chuva. E no período da tarde ela veio! Quando começou a chover ficamos todos meio emburrados dentro da barraca, não foi isso que havíamos planejado!

Já pensou passar a tarde toda presa dentro de uma barraca de 04 pessoas, repleta de equipamentos e com uma criança cheia de energia? Para nossa alegria a chuva parou, e saímos para fazer a trilha até a cachoeira.

No início da trilha um caminho bem demarcado e tranquilo, que aos poucos começou a dar espaço para subidas, raízes e pedras. Foram 40 min de caminhada e o esforço foi compensando ao final! Um paredão coberto de mata no entorno e a cachoeira de aproximadamente 65metros (conforme guia local), linda, próxima a nós, com a água caindo suavemente, sem muito barulho. Nesta hora, já estávamos bem mais felizes, e ficamos apreciando o lugar de natureza singular, enquanto a Manu tirava um cochilo na mochila.

Retornamos da trilha com sede e fomos ao restaurante degustar uma cerveja produzida em Forquilhinha, a Saint Bier (http://www.saintbier.com/saint-bier), na verdade foram duas. A Manu ficou conosco desenhando com os lápis de cor e brincando com o pessoal super atencioso.

Logo já era hora do jantar, e nossa opção foi uma lasanha bolonhesa muito saborosa!

A esta altura a chuva voltou e forte! Fazia tanto vento que até assobiava. Assim que acalmou, voltamos para nossa barraca que chacoalhava bastante, mas que estava sequinha por dentro, graças as boas amarras que o papai fez! A noite tudo parece mais assustador e o barulho era intenso. Naquele momento já não tinha certeza se era chuva, vento, ou o chacoalhar das árvores, mas uma coisa era certa, dava medo!!! Pelo menos pra mim, porque o papai e a Manu dormiam tranquilos!

Já pela madrugada, depois da chuva cessar, foi a vez das estrelas iluminarem o céu, e que céu! O papai acordou as 02h da manhã e pode apreciar uma vista de tirar o fôlego! A lua e as estrelas pareciam ter desenhado o céu, iluminando as nuvens e os paredões que nos rodeavam.

Ao acordarmos pela manhã o vento ainda era intenso – veja um pouquinho aqui – mesmo assim fomos presenteados com uma linda manhã em um local de esplêndida natureza.

Após o café (que também adquirimos no restaurante), era hora de desmontar acampamento e seguir adiante. A Manu correndo pra lá e pra cá, brincando, encantada com a liberdade que a natureza oferece, enquanto organizávamos tudo.

Carro carregado, fomos tomar um banho na casa de banho! Aliás, uma das coisas que mais nos chamou atenção no camping certamente foi a limpeza e organização dos banheiros. Ao efetuarmos o check-in recebemos 03 fichas (01 para cada pessoa), cada ficha dá direito a um banho de 08minutos (mais do que suficiente, pois utilizamos metade desse tempo). Um banho com água aquecida pela energia solar, um verdadeiro exemplo de sustentabilidade!

Hora de nos despedirmos e seguir à Praia Grande-SC. Que é assunto do próximo post 😉

Conheça: Cachoeira dos Borges Camping e Parque: Trata-se de um local organizado, com banheiros limpos e bem estruturados; além de uma bela área de convivência com bar e restaurante. O camping ainda oferece várias opções de acomodações, desde cabanas com jacuzzi com uma vista espetacular, até quartos compartilhados. Tudo isso aliado ao respeito pela natureza, com várias ações conscientes, mostrando que o desenvolvimento sustentável é sim uma realidade.

Para mais informações acesse: https://www.cachoeiradosborges.com/

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Acampamento na Cachoeira dos Borges. RS