Trilha com a “turma da minhoca”! 4


Ficamos extremamente felizes com o convite feito pela prof. Leidy do SESI Escola, prof. Da Manu, para que fôssemos os guias da “turminha da minhoca” pela trilha. O objetivo da trilha foi o encerramento do projeto trabalhado em sala de aula com os alunos, chamado: “Corpo em Movimento”.

O passeio foi marcado para sábado, dia 14, na trilha do Parque 23 de setembro, um lugar de rica beleza natural bem no centro da cidade de São Bento do Sul. A expectativa durante a semana era grande, estávamos todos na torcida de um dia de sol, principalmente porque tivemos uma semana com temperaturas extremamente baixas, inclusive negativa.

A ansiedade das crianças em encontrar os animais também era imensa. No dia anterior a caminhada, a prof. Comentou em sala com os alunos que faríamos um passeio na floresta. Aí, a imaginação rolou solta… foi nítida a relação dos livros e do mundo digital dos desenhos animados com o mundo real. Alguns alunos disseram que encontrariam girafa, outros queriam ver macacos, crocodilo, até elefante. Para crianças na faixa de 02 anos, a floresta é algo mágico!

Pois bem, o dia amanheceu e fomos presenteados com uma bela manhã de sábado ensolarado em pleno inverno, realmente convidativo a um passeio na natureza.

Nosso encontro estava marcado no estacionamento do Ginásio Annes Gualberto. Eram 09h e os amigos começavam a chegar… A alegria dos pequenos era contagiante, estavam com muita energia!

Iniciamos a trilha com uma leve subida, um pequeno desafio a ser superado pelas crianças. A medida que elas interagiam com o ambiente faziam novas descobertas e inventavam brincadeiras. Apreciaram cogumelos, brincaram com galhos, folhas e “coquinhos” que encontravam pelo caminho. Os pais, curtiram da mesma forma, se não mais, pois ver o sorriso e a alegria no rosto do seu filho vindo de algo tão simples e natural, realmente não tem preço.

Ao final da trilha seguimos até o parque 23 de setembro. Esticamos uma toalha embaixo das arvores e pudemos todos descansar, conversar, brincar com nossos pequenos e aproveitar um gostoso piquenique com frutas ofertadas pelo SESI Escola.

Esta manhã nos deixou uma bela lição! Nós pais, somos a base e o alicerce na educação dos nossos filhos e a escola é fundamental nesse processo. Praticar hábitos saudáveis e apresentar nossas crianças à natureza, é deixar um legado de respeito a saúde e garantia do nosso meio ambiente para esta e para as futuras gerações.

Paulo Freire estava certíssimo em dizer que “Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”

 

Segue um relato carinhoso da idealizadora do Projeto: Professora Leidy Coelho e auxiliar de sala, Daniela de Freitas:

“A NATUREZA, A LIBERDADE, A CRIANÇA CONECTADA COM SUA ESSÊNCIA,

ENCERRAMENTO DO PROJETO CORPO EM MOVIMENTO!

QUEREMOS COMPARTILHAR O QUÃO ESPECIAL FOI NOSSA MANHÃ DE SÁBADO ONDE UNIMOS FAMÍLIAS E OS AMIGUINHOS DA TURMA DA MINHOCA PARA UMA DELICIOSA CAMINHADA NO PARQUE 23 DE SETEMBRO, AGRADECENDO DE CORAÇÃO O PAPAI E A MAMÃE DA AMIGA EMANUELLE QUE FORAM NOSSOS GUIAS NA TRILHA PARA QUE TUDO OCORRESSE SEGURO E TRANQUILO.

A IMPORTÂNCIA DAS CRIANÇAS EM CONTATO COM A NATUREZA, UM MUNDO CHEIO DE NOVIDADES E MUITAS DESCOBERTAS.

UMA VIDA MAIS ATIVA, QUE INCLUA ANDAR AO AR LIVRE, BRINCAR, CORRER PARA TODO CANTO E DAR CAMBALHOTA NA GRAMA, MEXER NAS FOLHAS, ACHAR A CASA DA ARANHA, OUVIR O SOM DOS PÁSSAROS, TRAZ POSSIBILIDADES PARA A CRIANÇA SE CONHECER, GASTAR ENERGIA E USAR SEU CORPO, MAS TAMBÉM OPORTUNIDADE DE OBSERVAR O MUNDO COM OUTROS OLHOS, UM OLHAR MAIS SENSÍVEL E ENCANTADOR. PODEMOS CAIR E LEVANTAR, SE MACHUCAR E CURAR. SÃO MOMENTOS PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA DE ESCOLHER OS MELHORES MOMENTOS QUE A VIDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA NOS OFERECE, SER EXPLORADORES DE TODAS AS CURIOSIDADES QUE NOS CERCAM.

MOTIVOS PARA APROXIMAR AS CRIANÇAS DA NATUREZA NÃO FALTAM. “É DE GRAÇA, É SAUDÁVEL E VOCÊ NÃO PRECISA VIAJAR PARA UM PARQUE NACIONAL”, MAS SIM POR MEIO DE PASSEIOS EM PRAÇAS, PARQUES OU POR MEIO DE MOMENTOS DEDICADOS À OLHAR AS ESTRELAS, O CÉU, OS BICHINHOS… E, RAPIDAMENTE A NATUREZA PASSA A FAZER PARTE DA ROTINA DAS FAMÍLIAS E SEUS PEQUENOS, BUSCANDO A SIMPLICIDADE NAS COISAS QUE A VIDA NOS OFERECE.

TUDO ISSO FEZ PARTE DO NOSSO PROJETO ONDE A CONECÇÃO DO CORPO EM MOVIMENTO COM A NATUREZA É FUNTAMENTAL PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

COM A CERTEZA QUE…. “QUANDO UMA CRIANÇA BRINCAR AO AR LIVRE, PREFERIVELMENTE EM UM AMBIENTE NATURAL, O CÉREBRO AGRADECE COM UMA INJEÇÃO DE FELICIDADE. ISSO É VIVER O MAIOR PRAZER EM SUA PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA, QUARTA INFÂNCIA” SEJA QUAL FOR A IDADE SINTA O CHEIRO DAS FOLHAS, TERRA, CHUVA, SOL E SEJA FELIZ!

COM CARINHO PRÔ LEIDY E DANI.”

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Trilha com a “turma da minhoca”!

  • Maralu Spitzner

    Dia incrível com a turminha da minhoca, agradecemos de coração às professoras Leidy e Dani e aos nosso guias especiais (papais da amiguinha manu) Sibele e Anderson por nos proporcionar um sábado maravilhoso em meio a natureza… Obrigada de coração.

    • Crescendo na natureza Autor do post

      Realmente Mara, um agradecimento especial as profs e ao SESI Escola por nos oportunizar momentos como estes com nossos pequenos. Foi um dia muito especial para nós também, poder compartilhar com outras famílias um pouco da nossa experiência, e ver a alegria em cada rosto é muito gratificante! 🙂 🙂

  • Nathalier Maiolli Beraldo

    Adoramos a Trilha!!! Obrigada a todos que se empenharam para que a mesma acontecesse!
    O blog é maravilhoso Parabéns!!! A Manu então um Amor uma figurinha, lindaaaaa….

    • Crescendo na natureza Autor do post

      Olá Nathalier! Ficamos muito felizes que tenham gostado da trilha e do blog! Ele é feito com o coração. Um grande abraço da nossa família!